sexta-feira, 25 de março de 2011

Color is the new black!

A cor vai ser o grito desta estação.

Tendo em conta o sucedido , propus-me a saber um pouco mais sobre a cor.

Algo que é consensual para todos nós, é o facto de que para esta existir são necessários três elementos: energia luminosa, algo onde essa energia se insira e um órgão receptor (nós seres humanos).

No entanto existem historiadores e filósofos que contradizem o fenómeno acima descrito e dizem-nos que a cor é mais do que um fenómeno óptico, sendo portanto um produto cultural em que se não existir o terceiro elemento (o homem), a cor não é percebida nem descodificada.

Uma cor que não é olhada, (descodificada pelo nosso cérebro através da nossa memória e conhecimento adquirido) não existe. Por exemplo um vestido cor de rosa, deixa de ser cor de rosa quando ninguém olha para ele.

Esses mesmos filósofos, historiadores e psicólogos dizem-nos que as cores são algo que interferem com o nosso foro neurológico. Quando o homem toma conta deste efeito passa a estudar a cor e passa assim a utilizar a mesma com um propósito ou uma finalidade. Assim sendo, é possível compreender a simbologia das cores metendo as suas finalidades em prática.

Visto que conhecemos mais sentimentos que cores; cada uma nos provoca estímulos variados no nosso sistema nervoso, afectando assim as nossas emoções bem como o nosso humor; umas cores estimulam, outras tranquilizam reflectindo-se em impulsos e reacções no nosso corpo.

Posso assim concluir que a nossa relação com as cores não é algo acidental, mas pelo contrário algo que està automaticamente subjacente a nós próprios, mesmo antes de ser uma outra qualquer opção estética.

Vai daí que o melhor que temos a fazer nos próximos meses é aproveitar a cor de uma forma positiva.


Balenciaga

Emilio Pucci

Marc Jacobs
Lavin

Dior




Sem comentários:

Enviar um comentário